quinta-feira, 10 de julho de 2008

Trabalho Final

O trabalho final da disciplina, reproduzir a casa Schroder:


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ato 3

Neste ato deveríamos repetir o módulo do tétris testando diferentes materiais.

Utilizei o Hurley.
A madeira balsa.
E o isopor.
Fazendo todos da mesma medida, eles podem se encaixar no final.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ato 3 - Exercício 2

Na segunda parte do ato 3 deveriamos fazer experimentações de proporção adicionando à nossa estrutura módulos com arestas de diferentes tamanhos. Primeiramente elevei meu objeto com módulos pequenos.





Depois, usei arestas um pouco maiores, que deram outro efeito à estrutura.




domingo, 18 de maio de 2008

Ato 3 - Exercício 1

No ato 3 tinhamos que fazer a estrutura proposta no ato anterior com arame e solda. Foi bastante complicado mas tem-se um resultado bem interessante.

Depois da estrutura estar pronta, tinhamos que fazer estudos de proporção com diferentes tamanhos de calunga e usando posições variadas de nosso objeto.










No final percebe-se que com mudanças tão simples e aproximações diferentes nas fotografias a estrutura ganha cada vez sentidos únicos.

Ato 2

Neste ato nos foi proposto montar uma estrutura com palitos e cola quente, um primeiro estudo do que iriamos realizar no ato seguinte. Optei por fazer uma estrutura não muito complexa, repetindo sempre o módulo do tetraedro.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ato 1

Este foi o primeiro exercício envolvendo pontos e linhas. Consegui fazer as estruturas mais simples, apresentadas nesta foto, que foi tirada na sala de maquetes mesmo, pois não era possível transportar os objetos sem desestruturá-los.

Ato 5 - Exercício 2


Para esta contextualização pensei em fazer um túnel, aproveitando a visão interna do exercício 2 do Ato 4. Consegui achar a foto de um túnel em uma ferrovia e assim foi simples sobrepor as imagens.


sábado, 19 de abril de 2008

Ato 5 - Exercício 1


Nesta contextualização utilizei o exercício do Ato 2 como uma possível luminária. Encontrei um cenário apropriado em uma revista de decoração. Para dar um efeito melhor, fotografei novamente meu objeto com uma iluminação diferente, como se o mesmo já tivesse uma lâmpada dentro. Depois foi só analisar as proporções e encaixar minhas "luminárias" exatamente sobre as já existentes.








Ato 4 - Exercício 4

Neste exercício usei uma folha colorplus A3 pela metade, assim pude explorar uma variação na distância dos nós. Claro que dobrar tornou-se ainda mais complicado mas o efeito final é bastante bonito.

domingo, 13 de abril de 2008

Ato 4 - Exercício 3

Para esta atividade foi utilizada uma folha Colorplus A3. Por ser uma folha maior optei por fazer nós mais espassados e com distância constante, mesmo assim foi bastante difícil dobrar pois parecia que o papel iria rasgar.







sábado, 12 de abril de 2008

Ato 4 - Exercício 2


Foi usada no exercício uma folha sulfite A4. A distância entre os nós foi mantida constante e mesmo assim foi difícil dobrar no início, sendo que este trabalho mostrado nas fotos não é a minha primeira tentativa.

A idéia de colocar o gatinho na foto foi para mostrar como as proporções do objeto podem variar através de mudanças no ponto de vista.





Ato 4 - Exercício 1

O primeiro exercício envolvendo dobradura foi bastante fácil, sendo possível analisar que com apenas vincos simples a folha já adquire uma estabilidade e resistência considerável.











sexta-feira, 11 de abril de 2008

Iluminação




Os efeitos de iluminação nos trabalhos foram obtidos pelo uso desta luminária, que possui variações cíclicas indo do azul para o verde.